O Agente de Trânsito e sua postura perante o Cidadão

A atitude dos agentes de trânsito, de lavrarem autuações indiscriminadamente, deixando de orientar o trânsito, tem feito os cidadãos não acreditarem nos serviços dos mesmos. Não se pode fazer sequer uma pergunta aos agentes que eles respondem com 10 pedras na mão. O CTB foi criado com intuito principal de que os agentes cuidem do trânsito, primeiramente, para depois realizarem autuações. Em várias cidades, agentes simplesmente anotam placas, até em pontos congestionados, sem se preocupar em tentar melhorar a fluidez do trânsito, para que não fique congestionado.

É muito comum nos depararmos com agentes em esquinas congestionadas e eles simplesmente nada fazem para dar maior fluidez ao trânsito de veículos e pedestres.

O Código de trânsito é uma Lei do ano de 1997. De lá para cá, poucas alterações ocorreram.

Assim prevê o CTB:

Art. 6º São objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:
I – estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento;

O art 6 inciso I, quando trata dos objetivos básicos do SNT, elenca algumas situações que devem ser cumpridas para sua efetividade. Ocorre que ao que parece, hodiernamente, muitos agente de trânsito preferem dar mais importância às autuações do que propriamente à educação no transito, a fluidez e a própria segurança. Ou seja, na visão de muitos agentes, mais vale multar do que educar.

Sorte que existem algumas exceções. Destacamos um excelente exemplo de agente de trânsito no Espírito Santo. Uma campanha do Detran/ES, onde o Estado visa, como consta no CTB (objetivos básicos) em primeiro lugar, a educação e prevenção no trânsito. Um bom exemplo para outros Estados. Entre todos os agentes do Estado do Espírito Santo, um agente se destaca.

Só temos a parabenizar o agente Jobson Meirelles de Vilha Velha, por exercer sua profissão da forma correta e por tratar com dignidade os cidadãos. Como ele próprio diz: “Gentileza gera gentileza”. O vídeo mostra o agente como ele é no dia a dia. O vídeo pode ser visto no link: http://www.youtube.com/watch?v=QSbpZTvv_Bg&app=desktop.

Existe um Manual Brasileiro de Trânsito e nele consta o seguinte: “O agente de trânsito deve priorizar suas ações no sentido de coibir a prática das infrações de trânsito, porém, uma vez constatada a infração, só existe o dever legal da autuação, devendo tratar a todos com urbanidade e respeito …”

Entendo que a postura de um agente perante a sociedade deve ser no sentido de primeiramente demonstrar respeito, demonstrar que está ali servindo a sociedade, de que não é apenas um “carrasco” com farda. Quando os agentes demonstrarem que são pessoas como nós, as pessoas passarão a respeitá-los de tal forma que passarão a não ter medo dos mesmos.

Autor: Mario Pagani Neto

1

Foto da Notificação

Tire uma foto da multa ou processo de CNH “utilizando o whatsapp do seu celular”

2

Envio da Foto
 

Envie a foto para o nosso whatsapp de atendimento pelo botao abaixo RECORRE

3

Avaliação
 

Aguarde nosso contato.
Retornaremos o mais breve possível.